A decisão do retorno ao trabalho após uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior pode variar com base em diversos fatores como: o tipo de trabalho que você exerce, as técnicas cirúrgicas que foram realizadas para seu caso, a evolução individual de cada paciente e as orientações da sua equipe médica.
• Mas em geral, atividades de trabalho leves, que não demandam carga no joelho, o retorno pode ocorrer entre 2 a 4 semanas. Nas atividades de trabalho mais intensas com necessidade de movimentos mais complexos ou com carga na articulação, esse retorno pode levar de 6 semanas a três meses.
• Para você entender melhor este manejo da relação tempo de cirurgia x necessidade: Os pacientes que trabalham de forma autônoma, geralmente precisam retornar mais rápido por questões financeiras ou administrativas.
• Já no caso dos atletas profissionais, será necessário adotar critérios mais rígidos para esta volta, respeitando todos os critérios de tempo.
• Aqui na Adores, o contexto e a necessidade da sua volta ao trabalho sempre será levada em consideração, juntos iremos mapear se há possíveis consequências em uma volta antecipada e decidir em conjunto, os benefícios desse desse retorno.
Karine Salvador Fisioterapeuta
CREFITO 334686-F