A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma condição muito comum na medicina esportiva . Esse tipo de lesão geralmente ocorre em atletas ou em pessoas comuns que praticam exercícios ou condicionamento físico inadequados. Quando os pacientes são diagnosticados com lesão do LCA , os médicos geralmente realizam a reconstrução do ligamento cruzado anterior (RLCA) para ajudar os pacientes a se recuperarem . O número de cirurgias RLCA é enorme. De acordo com as estatísticas dos Estados Unidos, há mais de 200.000 pacientes com lesão do LCA a cada ano e pelo menos 100.000 pacientes são submetidos à cirurgia de LCA.
A reconstrução cirúrgica do ligamento cruzado anterior (LCA) é frequentemente indicada para restaurar a estabilidade funcional e prevenir a degeneração precoce da articulação do joelho.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma faixa de tecido conjuntivo denso que vai do fêmur até a tíbia.
O LCA é uma estrutura chave na estabilidade da articulação do joelho. Ele limita da tíbia em se projetar para frente, protege o joelho de cargas rotacionais internas, e ainda, resiste à angulação de estresse em valgo do joelho.
Na cirurgia pode ser utilizado vários tipos de enxertos, em áreas doadoras diferentes como: isquiotibiais (flexores do joelho), quadríceps, tendão patelar, tíbiais anterior e posterior, tendões dos fibulares, dentre outros.
Tecidos de cadáveres
O enxerto de banco de tecidos, também chamado de homólogo pode ser uma alternativa para os pacientes que passaram por várias rupturas ligamentares.
Da mesma forma que é possível doar córnea, coração, rim, fígado… podemos doar estruturas do sistema musculoesquelético, como tendões, ossos, menisco e cartilagem.
Defende-se que as principais vantagens desta técnica cirúrgica são a menor morbidade ao paciente, menor tempo cirúrgico e menor índice de dor no pós-operatório. Entretanto, ainda necessita de evidências científicas mais robustas para sabermos se o custo benefício e a efetividade é superior ou inferior aos enxertos tradicionais.
Enxertos mais utilizados
O auto-enxerto do tendão patelar, dos tendões flexores do joelho e tendão do quadríceps são os tipos de enxerto mais utilizados para a reconstrução do ligamento Cruzado Anterior (LCA).
Qual o melhor enxerto?
Todas as opções de enxerto têm a sua recomendação específica. O cirurgião vai levar em consideração alguns fatores para escolha do enxerto. Sua idade, se você pratica esporte, tipo de modalidade esportiva que você pratica, se é a sua primeira ruptura ou é uma revisão (reruptura). A verdade é que a longo prazo, existe pouquíssima diferença no resultado da cirurgia quando se utiliza um desses três enxertos: flexores, tendão patelar e tendão quadricipital. Os três têm um excelente resultado.
Marque uma avaliação conosco!
Adores- da Dor à Prática Esportiva